A Polícia Federal, o Ministério Público e auditores do Ministério do Trabalho realizam um árduo trabalho no combate à escravidão na atualidade. Muitas reportagens são divulgadas, e, infelizmente, esse problema parece não ter fim. Milhares de trabalhadores urbanos e rurais já foram libertados pelas equipes da Polícia Federal, auditores do trabalho e Ministério Público, mas muitos ainda permanecem em cativeiro.
Nos centros urbanos, existe uma forma disfarçada de escravização. Frequentemente, alegam que as pessoas escravizadas “fazem parte da família”, com o objetivo de realizar trabalhos domésticos e outros sem remuneração e sem garantir os seus direitos trabalhistas.
Enquanto cidadãos, temos o dever de debater e divulgar essa situação inadmissível em um país de dimensões tão grandes como o nosso. Devemos espalhar alertas e compartilhar informações dos sites oficiais dos órgãos competentes a respeito desse tema vergonhoso e relevante: Escravidão na Atualidade.
Nesta obra literária, serão apresentados diversos casos e relatos de escravidão urbana e rural. Com atenção e observação, podemos ajudar comunicando às autoridades casos suspeitos ou com características explícitas de escravidão.
Dra. Rosemary Louzeiro