Escritório de Cobrança: Pagou, Ganhou! é uma obra literária que, de forma bem-humorada, narra os absurdos enfrentados por personagens que vivem em um cenário de corrupção onde “tudo se resolve com pagamento”.
A trama revela a ação de credores fictícios, que, sem qualquer comprovação, inventam contratos e cobranças indevidas, aproveitando-se de um sistema corrompido e impiedoso. Casos hilários e surreais são apresentados, como o de falsos recibos e “atestados de óbito” fabricados, que resultam na posse indevida de bens. Em Gotha City, onde a obra se passa, tudo é possível desde que se pague o valor certo.
No livro, vemos exemplos de documentos sem validade legal sendo aceitos como provas, espertalhões simulando a morte para fugir de dívidas e, ainda, um escritório de cobrança que se beneficia da falta de regulamentação ao cobrar sem qualquer embasamento. Entre os muitos episódios, destaca-se o casal de médicos, Miltinho e Leka Alegria, que se valem de falsificações e cumplicidade para manterem imóveis milionários. Com “pagamento e um falso recibo”, desafiam até as autoridades, ignorando leis de proteção de dados, competências e jurisdições.
A obra mistura crítica e comédia, sendo um verdadeiro retrato satírico da vida real. Com linguagem direta e um toque de tragi-comédia, ela promete conquistar leitores e, em breve, será adaptada para o teatro e cinema.
Dra. Rosemary Louzeiro