Você está visualizando atualmente O Troco

O Troco

A obra narra um caso real em que a protagonista é vítima de um processo de retaliação articulado entre policiais e um falso proprietário. Após registrar ocorrência contra esse indivíduo, ela passa a ser alvo de acusações forjadas que a transformam de vítima em ré.

Mesmo diante da ausência de provas, a Corregedoria ignorou testemunhas e registros que poderiam inocentá-la. O ponto mais grave foi a acusação inverossímil de que, desarmada, a denunciante teria agredido dois policiais fortemente armados com fuzis, um policial civil armado em postura de invasão de domicílio e ainda um falso proprietário, lutador de jiu-jitsu. Além disso, sustentaram a versão de que esse “proprietário” estaria ameaçado de ter o apartamento incendiado, quando na realidade detinha o controle da luz, água e gás, não correndo qualquer risco.

Apesar do evidente descompasso entre as acusações e a realidade, essas versões foram aceitas em juízo. O sistema permitiu que os denunciados atuassem como testemunhas de acusação, legitimando a inversão dos fatos. Assim, a obra evidencia como a manipulação da fé pública e a conivência institucional resultaram em grave injustiça, revelando o “troco” aplicado contra quem ousou denunciar abusos.

Dra. Rosemary Louzeiro